NOSSA TV PÚBLICA É A GLOBO

by

Por Luciano Franklin

           Depois de Renan Calheiros sair ileso de uma das várias denúncias contra ele, o povo brasileiro não acredita nem na política e nem nos políticos. De certa forma, o brasileiro não sabe em que acreditar. Inclusive os próprios políticos não entendem a situação direito, devido a tantas manchas de falcatruas no Congresso. Cabe aos meios de comunicação deixarem mais claro o que está acontecendo. Uma grande dificuldade da sociedade brasileira é entender direito o que se passa no meio político, já que a maioria dos programas de TV não deixa às claras a verdadeira situação, por defesa política ou por passarem rapidamente pelo assunto.  
          O governo deve enviar na próxima semana ao Congresso Nacional a Medida Provisória que cria a TV Pública. Mas afinal, a quem interessa um sistema público de TV?  Na Alemanha, Itália, Holanda, Canadá e em grande parte de países democráticos, os sistemas de maior audiência são públicos. Esse tipo de comunicação é bem diferente do que se encontra no Brasil atual, que nasceu com concessões de uma mídia de serviços públicos, mas esta foi arrebatada por grupos empresariais com metas nos lucros e com parcerias da indústria de publicidade e propaganda.
          A grande diferença entre os dois sistemas, público e privado, é que o público não depende do dinheiro da propaganda para funcionar, tendo diversas formas de ser mantido, ou financiado diretamente por uma taxa paga pelo indivíduo que possui TV como é o caso da BBC inglesa, ou financiada pelo governo, indiretamente pelo cidadão, como é o caso da TV holandesa.
         O sistema da TV pública tem como objetivo servir ao cidadão com programas de qualidade, com informações idôneas e de interesse social. Tem também o dever de criticar abusos e infrações de poderosos dentro e fora do poder. Porém, há dois problemas principais ao se criar uma TV pública, a eterna ameaça de interferência dos políticos e a pressão por audiência e produtividade. O sistema de TV no Brasil é dominado por uma indústria com vínculos comerciais, seu principal objetivo é o lucro, e essa rede tem a tentativa de proporcionar tudo que uma TV pública faria. Qual seria o grande objetivo do Congresso com a criação de uma TV pública? Não seria mais adequado investir na TV estatal que o Brasil possui e depois investir na TV pública? Essas são perguntas que os brasileiros com conhecimento no tema normalmente questionam ao se abordar esse assunto.
       O Brasil tem dezenas de emissoras inclusive um sistema estatal de informação que é a Radiobrás. A iniciativa de se criar uma TV Pública é interessante já que aumenta a pluralidade de possibilidades de acesso à cultura e informação. Porém se o objetivo for estendido apenas a esse ponto, de nada irá adiantar, uma vez que esse sistema será obrigado a algumas publicidades para se manter. O interesse brasileiro é criar uma TV pública igual aos outros países com alto padrão de qualidade tanto na imagem como no conteúdo. Sem um incentivo do próprio governo a quebrar um monopólio da fala do sistema de comunicação no Brasil, a TV pública consistirá em ser somente mais um canal de televisão com pouco retorno. Aparentemente, o governo não pensa muito nessa quebra, e em vez de criar um canal para contrapor esse monopólio apenas ajudará a criar empregos na área da comunicação.
     Tudo indica que a TV pública não mudará muitas coisas no Brasil, mesmo assim é algo de novo para transformar a sociedade. A propósito nós já temos nossa TV pública, mais conhecida como Rede Globo, pois além de ser reconhecida por um alto padrão de qualidade de imagem e sua tentativa de proporcionar o que uma TV pública faria, por incrível que pareça, parece ser aliada ao governo, e o governo a ela.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: