As janelas da informação

by

As rotinas mudaram. Ah! Como mudaram. Por volta de 1920, as pessoas acordavam de manhã, abriam as janelas de suas casas e se deparavam com o horizonte despertador de uma pasmaceira deliciosa. Hoje, já amantes do pós-modernismo o despertar não é tão sonolento assim. O tic-tac nos arranca da cama e nem dá tempo de abrirmos as janelas. Que saudade das janelas!

Não temos mais como fazer muitas coisas prazerosas e importantes que fazíamos antes. Ler os jornais sentados no sofá de casa e desmembrar cada caderno ficou num tempo perdido lá atrás. Hoje, no meio do café expresso, as notícias são engolidas goela abaixo. E se nas primeiras horas do dia alguém perguntar sobre a manchete é capaz de muita gente que se diz bem informada não saber responder.

Para alguns o tempo aumentou, falso engano, o tempo diminuiu. A cada dia, mês e ano os relógios e os fatos se aceleram. E a sede pela informação como é que fica nesse contexto? Alguém tem tempo para se informar? As notícias, às 10h00 da manhã, já estão velhas e vão parar nas casinhas de cachorro. Se você não leu, espere o próximo amanhecer.

            O que pode ser pior? Se inteirar do assunto e ao final perceber que já existe uma gama de novidades para serem conhecidas? Ou simplesmente jogar os olhos em cima de todos os títulos e subtítulos dos jornais que nem são seus, e gravar algumas palavras chaves que lhe ajudarão a falar alguma coisa sem muita importância nas rodas de conversas?

            Eu ainda sinto saudades das janelas, do tempo em que elas estavam abertas para o mundo. Aquele era um tempo de percepção real. Agora, as janelas estão fechadas. O tempo e as pessoas estão fragilizados. Talvez abrir as janelas possa levar cada um a informações mais valiosas e importantes para um tempo que está por vir. As janelas traziam informações. Que saudade das janelas!

 

Por Camila Peres

             

 

           

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: