MS Office busca mercado entre as crianças

by

Microsoft de olho no futuro     Será lançado no Brasil o primeiro software no mundo a considerar as necessidades e habilidades de crianças de 3 a 12 anos. A novidade é da Microsoft, que fez uma versão infantil do Pacote Office. Já em uso nos EUA, Austrália e Canadá, a versão foi chamada de Office for Kids, e chega ao país em outubro.
     Nesta ferramenta, a criança conhece o OK Letras, OK Números e OK Multimeios – Word, Excel e PowerPoint, respectivamente – com ícones maiores, atividades lúdicas e um recurso de voz onde um papagaio faz a leitura oral dos textos. Essa aplicação permite que o programa seja adotado no ensino de crianças que ainda não foram alfabetizadas, e é a que mais chama atenção dos pequenos.
     Mas a proposta da ferramenta é ir além do entretenimento e possibilitar o aprendizado de diversas disciplinas de forma lúdica. De acordo com o ministério da Educação, o MEC, devido a política do atual governo ser a favor do uso de software livre, não é viável usar o pacote em nenhum programa de governo de ensino de para crianças. O MEC informa, também, que o ensino de informática não entra nos parâmetros curriculares nacionais, o que significa que não é obrigatório nas escolas.
     Ainda diante da perspectiva educacional, especialistas em educação percebem um foco mais comercial no produto. Segundo Gilberto Lacerda, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) há duas perspectivas: “a comercial, como um processo de formação de clientes do futuro, e a educacional”, afirma. 
     Martha Cristina Sanches Brandão, que faz especialização em educação infantil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), não vê nas crianças de três, quatro anos, com as quais trabalha, necessidade de um uso adaptado do computador.
     Apesar disso, caso o pacote tenha uma boa aceitação no mercado é possível que seja usado em escolas próprias de informática. Para Ana Lídia Diniz, estudante de administração da Universidade Católica de Brasília, hoje em dia, usar o computador é uma necessidade cada vez maior e que tem se expandido bastante entre as crianças, e por isso o pacote seria útil. A estudante achou a ferramenta interessante, porém mais adequada para crianças acima de 7 anos. Caso já houvessem escolas adotando a ferramenta no ensino de crianças, ela seria uma das adeptas.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: